Detalhes técnicos
Datas

2011-2014

Missão
Implantação dos terminais integrantes do Projeto MOVE
Local
Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil

Apoio técnico operacional no gerenciamento e fiscalização das obras dos terminais de integração e transportes dos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte.

O DESAFIO

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) é a 3ª maior do Brasil, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, com aproximadamente 6 milhões de habitantes. Com o objetivo de melhorar os serviços de transporte público entre os municípios da RMBH foi implantado o Projeto MOVE, serviço do tipo BRT, Bus Rapid Transport, ou Transporte Rápido por Ônibus, estruturado através de terminais de transferências e corredores com faixas segregadas para circulação dos veículos, visando viagens mais rápidas, regularidade, pontualidade, acessibilidade, e melhoria da qualidade do ar. 

Neste contexto, o sistema incorporou diversas facilidades e tecnologias. Por exemplo, as portas dos ônibus ficam no mesmo nível das estações; não há escadas ou rampas; os veículos são maiores, mais modernos e confortáveis; os usuários pagam a tarifa ou utilizam o seu cartão nas estações, e não mais dentro dos ônibus, eliminando as filas para entrar nos veículos; implantação de central para monitorar a operação dos ônibus e controlar a velocidade e o tempo de chegada nas estações; implantação de painéis eletrônicos, instalados nas estações de transferência, que informam quanto tempo falta para o próximo ônibus chegar; presença de monitores dentro dos ônibus que indicam as próximas paradas; e, instalação de câmeras de vídeos dentro dos ônibus e nas estações. 

NOSSA MISSÃO 

A SYSTRA participou na implantação dos terminais integrantes do Projeto MOVE, com destaque para os terminais: 

  • Município de Belo Horizonte – Terminais São Gabriel e Vilarinho;
  • Município de Ibirité – Terminal Ibirité;
  • Município de Ribeirão das Neves – Terminais Justinópolis e Ribeirão das Neves; 
  • Município de Santa Luzia – Terminal São Benedito; 
  • Município de Sarzedo – Terminal Sarzedo. 

Os empreendimentos fazem parte do programa de políticas públicas e projetos, visando a priorização de circulação dos veículos de transporte coletivo através da adoção de tecnologia de corredores de transportes com tratamentos geométricos de vias que, associados a terminais de transbordo e distribuição de passageiros, otimizem a circulação de veículos do transporte coletivo urbano. 

O ESSENCIAL DO PROJETO

Gerenciamento, supervisão e fiscalização das obras e projetos, envolvendo: 

  • Planejamento, programação e controle físico e financeiro dos empreendimentos; 
  • Controle geométrico e topográfico; 
  • Pavimentação; 
  • Drenagem; 
  • Estruturas e contenções;