1950
Exportação da técnica ferroviária francesa ao mundo
1960
Investimento no mercado de mobilidade urbana em cidades pelo mundo
1970
Abrir caminho para o transporte automatizado
1980
RECONSIDERAR O ESPAÇO URBANO UTILIZANDO BONDES
1990
União das habilidades francesas sob um único estandarte
2000
Estar na frente do boom mundial dos transportes públicos
2010
Dar impulso ao crescimento do grupo por meio de várias aquisições
2023
Aquisição das filiais escandinavas da Atkin
1957
CRIAÇÃO DA SOFRERAIL PELA SNCF
Background image
Em 6 de Junho, a SNCF criou a SOFRERAIL, uma empresa de projetos e construção, para desenvolver soluções ferroviárias fora da França. O primeiro contrato foi conquistado com a rede ferroviária da Indian Railways, na Índia.
1961
CRIAÇÃO DA SOFRETU PELA RATP
Background image
Em 6 de Março de 1961, foi fundada a SOFRETU, uma empresa de projetos de mobilidade urbana e construção, com o objetivo de exportar a expertise do RATP para grandes metrópoles ao redor do mundo. Seu primeiro contrato firmado foi o metrô de Montreal, no Canadá.
1974
VAL DE LILLE, O PRIMEIRO METRÔ AUTOMÁTICO DO MUNDO
O primeiro metrô com a tecnologia VAL (Automatic Light rail Vehicle), foi implantado na cidade de Lille, na França. Por um quarto de século, de 1974 a 2000, um grupo de especialistas foi responsável pela criação das primeiras duas linhas. Desde 2010, participamos da expansão de capacidade da Linha 1, utilizando novos trens com 52 metros de extensão.
Background image
1985
NANTES TRAMWAY, PIONEIRA DA RENOVAÇÃO DE BONDES NA FRANÇA
Nantes foi a primeira cidade a contar com o desenvolvimento de uma rede de bondes moderna. Em 1978, a SOFRETU sugeriu esta solução ao município e acompanhou o projeto até a conclusão, com a entrega da primeira linha no início de 1985. O Grupo contribuiu com a expansão da rede de bondes que, com 3 linhas, tornou-se a mais extensa da França.
Background image
1990
CRIAÇÃO DA CANARAIL, FILIAL NO CANADÁ
Background image
A filial Canarail foi criada para conquistar o mercado de engenharia ferroviária e cargas do Canadá. Em 2018, expandiu suas atividades para mobilidade urbana, com um novo nome: SYSTRA Canadá.
1992
CRIAÇÃO DA SYSTRA | FUSÃO DA SOFRERAIL E SOFRETU
Background image
Em 17 de Junho de 1992, nasce a SYSTRA, que significa ‘Systèmes de Transports’ (Sistema de Transportes). A partir de 1992 a 1997, a SYSTRA progressivamente integrou atividades e projetos da SOFRERAIL e SOFRETU pelo mundo. Este período também foi marcado pelo desenvolvimento do Grupo no Reino Unido, Hong Kong e no Oriente Médio, com a aquisição da MVA Consulting.
1992
EMISSÃO DA PATENTE PARA DESIGN DE VIADUTO EM FORMA DE “U”
Background image
Este conceito único combina o design elegante com custos e tempo de construção reduzidos, proporcionados pela pré-fabricação de estruturas. Este projeto também é sustentável, graças ao sistema S-Rack: instalação de painéis solares no telhado, uso de concreto reforçado com fibras e redução de poluição sonora. Atualmente, foram construídos mais de 500 km de viadutos em forma de “U” em todo o mundo: Santiago, Xangai, Dubai, Jacarta, Meca, Taipei, Deli, etc.
2003
FRANÇA: INAUGURAÇÃO DO BONDE DE BORDEAUX
Um objetivo ambicioso: reduzir o tráfego com um meio de transporte local e assimilá-lo da forma mais discreta possível à arquitetura histórica da cidade. Uma façanha alcançada principalmente graças à fonte de alimentação no nível do solo (APS), uma novidade mundial. Hoje, o bonde de Bordeaux tem 77 km de linhas que atendem a mais de um terço da população da cidade.
Background image
2007
RECORDE MUNDIAL DE VELOCIDADE FERROVIÁRIA
3 de abril de 2007 é a data em que o recorde mundial de velocidade ferroviária foi alcançado na Linha de Alta Velocidade, projetada e executada pela SYSTRA. O trem de alta velocidade especialmente preparado para a ocasião atingiu 574,8km/h na fase 1 da HSL do Leste Europeu, inaugurada entre Paris e Metz em 10 de junho de 2007.
Background image
2011
Integração da Xelis e da Inexia
Background image
A SYSTRA integra as atividades da Xelis e da Inexia. O Grupo muda de tamanho, dobrando seu faturamento e reunindo mais de 3.000 colegas. Esse evento marca o início de uma fase de forte desenvolvimento para a SYSTRA, sob um novo logotipo vermelho.
2012 – 2019
Novas aquisições para novos horizontes
Esse período é marcado pelo crescimento da presença global do Grupo: de 50% do faturamento obtido internacionalmente em 2012, essa participação cresceu para 70% em 2019. Tal desenvolvimento se deve, em parte, a um forte impulso de crescimento externo durante o período. Aquisições de empresas de mobilidade ou engenharia, de diferentes tamanhos, em todo o mundo:
BN Tech, Coreia do Sul (2012)
SAI, Índia (2014)
JMP Consultants, Reino Unido (2015)
Tectran, Brasil (2015)
SIAS Transport Planners, Reino Unido (2016)
Dalco Elteknik, Suécia (2016)
Scott Lister, Austrália (2016)
Vetec, Brasil (2016)
International Bridge Technologies, EUA (2017)
TSP Projects, Reino Unido (2019)
C&S Conseils, França (2019)
Background image
2015-2016
SYSTRA no Brasil
Background image
No Brasil, a SYSTRA adiciona à sua experiência mundial as expertises da TECTRAN (adquirida em 2015), especializada em consultoria e engenharia de tráfego há mais de 25 anos, e da VETEC Engenharia (adquirida em 2016), presente em expressivos empreendimentos de engenharia há mais de 30 anos. Hoje, a SYSTRA no Brasil é uma só empresa, com aproximadamente 500 colaboradores e um acervo de mais de 2.000 projetos realizados.
2017 – 2018
Inauguração de 4 linhas de alta velocidade – França e Marrocos
Entre julho de 2017 e novembro de 2018, a SYSTRA conseguiu entregar a seus clientes 4 projetos de Linhas de Alta Velocidade:
– Paris-Bordeaux
– Casablanca-Tânger
– Le Mans-Rennes
– Nîmes-Montpellier
Esses projetos estão redefinindo o mapa das regiões que atendem, com tempos de viagem consideravelmente reduzidos (1h a menos entre Paris e Bordeaux; 2h30min a menos entre Casablanca e Tânger), serviços confiáveis e ênfase no desenvolvimento da mobilidade sustentável (primeira linha mista de carga e passageiros na França entre Nîmes e Montpellier).
Background image
2018
ELETRIFICAÇÃO DE FROTAS DE ÔNIBUS NO CANADÁ E NA FRANÇA
Background image
Ao redor do mundo, governos e autoridades organizadoras de redes de ônibus têm adotado o caminho da transição energética para combater as mudanças climáticas. Na cidade de Quebec (Canadá), Orléans (França) e em dois depósitos da RATP (Paris), a SYSTRA apoia vários clientes no sucesso de seus respectivos projetos de eletrificação de ônibus, enquanto nossas equipes desenvolvem um simulador específico, o TESS (Transit and Electromobility Smart Simulator), para modelar os cenários operacionais desses novos veículos.
2018
A implantação maciça da automação está abalando o transporte
Pioneira na automação de sistemas para condução de linhas de metrô desde a década de 1960, a SYSTRA faz uso de suas áreas de especialização para prever a automação de meios de transporte fora de suas faixas de transporte específicas. Desde 2018, a SYSTRA lidera projetos pioneiros de testes de veículos autônomos em Cingapura, em parceria com o instituto de pesquisa tecnológica SystemX e a Nanyang Technological University (NTU), e somos um dos principais participantes, ao lado da SNCF, do programa Autonomous Train, que prevê a circulação de protótipos funcionais até o final de 2023. A SYSTRA publicou um White Paper intitulado Automated and Autonomous Public Transport, o qual reúne todas as suas ideias sobre o assunto.
Background image
2021
Aquisição da SWS
Em outubro de 2021, a SYSTRA adquiriu a SWS, uma empresa de engenharia italiana especializada no projeto de túneis e estruturas subterrâneas. Com a aquisição dessa empresa, que emprega 240 pessoas, a SYSTRA está afirmando sua ambição de se tornar líder mundial no campo da engenharia de túneis e infraestruturas subterrâneas.
Background image
2023
Aquisição das filiais escandinavas da Atkin
Background image
Em agosto de 2023, a SYSTRA adquiriu as três entidades sueca, dinamarquesa e norueguesa da Atkins, parte do Grupo SNC-Lavalin, especializada em design de infraestrutura e consultoria de gerenciamento de projetos, bem como serviços de testes ferroviários na Dinamarca. Com esses 770 novos funcionários, a SYSTRA se torna uma empresa líder na Escandinávia no campo de engenharia e consultoria para infraestruturas de transporte.